domingo, 10 de maio de 2009

Giotto (1266-1337)

A Prédica diante de Honório III

"Seus santos eram homens.
Sua realidade, o mundo.
Sua riqueza, o espírito.
Sua lição, a humildade."
Coleção "Gênios da Pintura" - Volume I


Ambrogiotto di Bondone pintava os santos humanizados, diferenciando-se da arte medieval. A santidade não eliminou as características humanas de suas pinturas. Quebrou a rígida hierarquia da pintura medieval e bizantina, deixando o humano como figura principal, adicionando perspectiva e pintando como ambiente o mundo real. O ambiente, por sua vez, era moldado segundo o plano principal: o homem, deixando árvores e montanhas num contexto secundário (e portanto, menores). A vida não é estática, e os santos de Giotto também não. Apresentam expressões e ganham além da humanidade, individualidade. No quadro A prédica diante de Honório III (Igreja de São Francisco, Assis), além da humanidade das figuras, o pintor retrata a arquitetura gótica como ambiente.



_________________________________________________



Empolgada com Renascimento, resolvi escrever pequenas considerações sobre cada artista estudado. Publicarei a bibliografia utilizada no final da "série" de quadros. Comentem informações ou correções! Os textos são simples, muitas vezes um resumo do que li, mas foram escritos com paixão, paixão do estudo de história da Arte, paixão pela Arte.
É isso,
beijos!

2 comentários:

Gian disse...

E que mais ? Por exemplo, no quadro que escolheu... o que mais sensibiliza vc ? Se não nesse quadro, existe algo em Giotto que mexeu um pouco vc ? Ou vc apenas começou por Giotto por questões cronológicas, e nem liga tanto assim para ele ?

Dé disse...

Mari, só falta uma coisa: um pouquinho de você nesse texto. Você é tão expressiva e esse post acabou distoando dos demais do seu blog! Sacou? ;)
Não querendo reduzi-lo, mas ele ficou em apenas uma análise, mas nem por isso indigna de seu esforço!
Se você não quiser ser expressiva nessa "série", não seja. Continue postanto o trabalho... Afinal, o Renascimento é uma estética e pode ser que ela tenha alguma repercursão nas suas futuras postagens!
Já começando pelo próprio nome da estética: renascimento.
Acho válido você explorar isso...
Um beijo.
Seu,
Dé.

P.S.: eu te amo.