quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fra Angélico (?1387-1455)

Anunciação

Guido de Pietro ao ingressar para o convento dos Dominicanos, passa a se chamar Fra Giovanni, e por sua devoção e humildade foi apelidado, após sua morte, de Angélico. Sua obra apresenta tema estritamente religioso, dialogando com a arte medieval, mas com traços renascentistas e naturalistas que não afetam o conteúdo. No afresco Anunciação (Museu de São Marcos), Fra Angélico tem grande preocupação com as regras de perspectivas e espaço retratos, como pode ser observado nos detalhes das colunas, na arquitetura do local e também na porta ao fundo da cena, que adiciona profundidade à imagem. Quanto às personagens, a inexpressividade dos rostos indica o padrão clássico da beleza renascentista. A neutralidade no rosto da virgem reforça sua humildade e obediência diante dos planos escolhidos para ela. O anjo reconhece a importância da mulher (já santa) diante da humanidade e faz reverência. Maria, por sua vez, mostra-se serva de Deus, apesar de ser a escolhida diante de todas as mulheres, e não se envaidece, reforçando a escolha certa de Deus. Fra Angélico retrata, portanto, a santidade de Maria através de sua inexpressividade, já que para um ser humano repleto de sentimentos, seria impossível receber tal notícia com tamanha obediência e fé. É atingida, com isso, a busca renascentista de se alcançar a beleza para se aproximar de Deus.


"Em busca da pureza, fez de sua arte um postulado. E usou as conquistas da Renascença para exaltar a fé".
Coleção "Gênios da Pintura" - Volume I

Um comentário:

Greg Stillson disse...

Oi Marocas,
Passando para deixar um beijao...eu vou ler depois que postar aqui, mas se foi voce quem escreveu tenho certeza que ta bem escrito e bem falado! huahua

Bezos!